Torres de abacate e salmão fumado



Mesmo no último dia da quinzena da Annabel Langbein (onde anda a Susana que nunca deixava nada para a última hora?), trago a segunda receitinha que consegui fazer durante esta semana.


Uma receita excelente para o verão. O abacate compensa o sabor forte do salmão fumado e o limão e o pepino dão-lhe uma frescura fantástica. A única coisa que dá trabalho é cortar o pepino em cubos fininhos, mas quando repetir vou picá-lo na picadora da varinha.


Eu e o André adorámos!


*****


Torres de Salmão e Abacate
Annabel Langbein, adaptado daqui

Para duas pessoas

200 gramas de salmão fumado
2 abacates maduros
Meio pepino
Sumo de 2 limões pequenos
Cebolinho chinês (spring onion) a gosto
Endro a gosto
Sal e pimenta

Descascar o pepino, remover as sementes e cortá-lo em cubos muito pequenos (ou picar na picadora em potência média para não liquefazer). Reservar. Cortar os abacates ao meio, remover o caroço e qualquer parte escura e tirar o interior com uma colher, colocando numa taça. Juntar de imediato o sumo de limão e envolver. Adicionar o pepino e o cebolinho picado finamente e temperar com um pouco de sal e pimenta (o ideal é provar um pouco da mistura de abacate com o salmão antes de temperar, é importante que a doçura do abacate compense o sabor forte do salmão fumado). Cortar o salmão em tiras finas e juntar o endro, também picado finamente. Usar um aro de empratar sobre um prato (uma lata redonda sem as duas extermidades serve perfeitamente) e colocar no fundo um pouco de abacate, calcando bem. Juntar uma camada de salmã, calcar, e em seguida uma nova camada de abacate. Retirar o aro ou a lata e enfeitar com uma folha de endro.  

Comentários

  1. Nunca comi salmão fumado.
    Essa torre parece-me bem e refrescante. Gostava de provar.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/quinze-dias-com-annabel-langbein-e.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares